Geroge Orwell e sua visão além do tempo

destaque-resenha-1984

Por Lucas Gabriel M H

 

Fala galera, e no primeiro post sobre livros, eu faço questão de indicar o 1984. Esse que tive o privilégio de ler quando estava fazendo meu técnico de informática e que mudou minha visão de mundo, além é claro de conseguir entender um pouco sobre os meios de comunicação e poder de manipulação.

1984 foi publicado na década de 40, e muitos se perguntam como pode um escritor daquele tempo ter uma ideia tão genial que anos mais tarde viraria realidade.

Pois é, de fato o quando se começa a ler logo percebemos o quanto isso que falei a cima é verdade.

Entre as palavras mais faladas do livro, está a “Tele-tela” onde ao analisarmos com os dias atuais refere-se aos celulares, tablets, computadores e  demais tecnologias que utilizam teleas.

 Orwell descreve uma infinidade de tecnologias que hoje já é realidade, como telas sensíveis ao toque, ou os meios de manipulação pela tecnologia. Algo muito frequente com canais de televisão abertas.

Um programa que até os dias atuais vem ganhando adeptos e explicitamente citado no livro, está o Big Brother Brasil, pois ele o tempo todo cida e questão do grande irmão, onde pessoas são vigiadas 24 horas por dia, e existe uma espécia de entidade que manda e desmanda nestes

Outro item muito importante citado na obra  é a questão do emiss
or vs receptor, algo que a grande maioria dos estudantes de comunicação precisam dominar de forma inteligente.Além disso não ficamos atrás pois o dia a dia nas empresas e lugares publicos deparamos com cameras espalhadas por todos os lados, desde pessoas tirando foto para postar nas redes sociais até sistemas de vigilância pública ou privada.

enfim , caso esteja procurando um livro para entender a nossa realidade como um todo, está ai uma boa pedida, vlw!

link para baixar o ebook

Deixe uma resposta