Stearlers Wheel, meu achado musical do fim de semana

Por Lucas Gabriel MH

Estava eu procurando para variar alguma banda ou som diferenciado para me dar alguma ideia de como compor alguma música nova para a Turx 93, e eis que me deparo com os Stearlers.

Como sei que acasos não existem, está aí algo que me intrigou e aguçou meu interesse. Pois é

a banda realmente é boa. Faziam lá por volta dos anos 70 algo ainda tido como moderno. A mistura certeira entre folk e rock só poderia dar certo, passando uma ideia de música dos campos americanos ou mais conhecida como o bom e velho country dos states.

Entre as várias músicas que a banda tem em sua discografia, a que me levou a conhecer o trabalho deles é a Stuck In The Middle With You, canção inclusive tema do filme de grande sucesso cães de aluguel, filme do famoso diretor Quentin Tarantino, trazendo visibilidade a banda.

 O Stearlers Wheel era formado originalmente por dois colegas de escola, Joe Egan e Gerry Rafferty, que se juntaram à Roger Brown (Vocal), Rab Noakes (Guitarras e vocal) e Ian Campbell (Baixo).

Essa formação trabalhou junta até meados de 1972, porém devido a problemas internos os componentes Brown, Noakes e Campbell foram substituídos por Paul Pilnik (Guitarras), Tony Williams (Baixo) e Rod Coombes (Bateria).

Com essa última formação a banda conseguiu alcançar as paradas do sucesso com a canção já citada “Stuck In The Middle With You”.

No Brasil outra canção que fez muito sucesso nos rádios durante a década de 70 e até os dias atuais ainda toca e muito em programas de flash backs, é a canção “Next To Me” muitos que viveram os anos 1970 lembram dela com muito saudosismo.

Um fato interessante que podemos analisar é a possível influência que a banda pode ter causado na formação musical da banda Suricatos, pois quando a princípio começa a escutar o som de Stearl Wheel percebe-se o quanto a se parece com o som da suricatos. E isso vai desde ao estilo de se vestir aos trabalhos harmônicos feitos em suas canções.

Deixe uma resposta