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Do off ao on: Conheça a história por traz das mídias do Tugas

6 min read
Você já pensou como funciona uma assessoria digital. Não? Então clique e descubra algumas curiosidades sobre esse universo

Em menos de 20 anos a tecnologia evoluiu a ponto de se tornar item de necessidade básica para a maioria das pessoas.

Da pra se fazer quase tudo com a ajuda dos dispositivos móveis e PC’s.  Desde comprar uma passagem de avião, assistir um programa de tv e até conferir resultados de exames.

Existe internet em quase tudo o que está a nosso redor, afirmando o foi dito a muito tempo atrás pelo escritor George Orwell. Estamos na era das telas.

A mudança de mercado

Com tanta evolução, profissionais de todas as áreas precisam correr contra o tempo e se atualizarem. Pois hoje, quem não está na rede é como se nem existisse.

Tudo se tornou motivo de dar uma pesquisada no google, e com isso empresas e organizações passaram a investir pesado em formas até então não conhecidas de comunicação.

Como Henry Jenkens afirma, não a tecnologia que mudou a forma de pensar das pessoas e sim a sociedade que passou a se comportar de forma digital.

Comunicação digital

Agora todos colaboram na construção do conhecimento, matando de vez a era das técnicas de comunicação em massa.

Atualmente exemplos existem aos montes em relação às empresas que atuam lado a lado com seus consumidores.

A Netflix por exemplo tem uma forma bem amiga digamos assim de papear com seus seguidores, usando termos como “Miga sua loca”, “Galera” e por aí vai.

Em Juiz de Fora por exemplo uma parcela das empresas já aderiu ao uso da web.

Como é o caso do Mr Tugas, que a quase 6 anos investe a maior parte de seus esforços em comunicação nas plataformas digitais.

Helen Lima, trabalha na Agência República em Juiz de Fora e cuida diretamente da assessoria de comunicação do Mr Tugas tanto on line, quanto off-line. 

E revela que Hugo, dono da marca, tinha desde o início do trabalho a intenção de falar com esse público das redes sociais. Pois estavam já a algum tempo vendo outros empresários da cidade migrarem os investimentos em comunicação para a internet.

“Quando o Hugo nos procurou há seis anos, ele estava com o objetivo de atingir de forma efetiva as redes sociais pois sentia que as mídias convencionais não sortiam o efeito que precisava. E desde então a marca investe seus esforços tanto no convencional, quanto no digital, porém com o seu foco nas redes sociais”.

Organizações e metodologia

Como todo processo de comunicação, existem etapas fundamentais para que não existam ruídos na mensagem que se quer passar. Nesses procedimentos o trabalho em grupo garante a fluidez e faz com que a empresa ou organização atinja seu público alvo de forma eficiente e direta.

Perguntamos a Helen que representa a equipe de comunicação do Mr Tugas, como funciona a organização do gerenciamento das mídias da marca e ela nos explica detalhadamente:

“A equipe de comunicação é dividia em profissionais que ficam ligados ao atendimento, sendo eles responsáveis por pegar as informações as quais servirão como premissa para alguma campanha de marketing independente do meio que será veiculado. Temos a equipe que cuida da assessoria de imprensa em que eu faço parte. Nesse setor são produzidos os releases, eventos e publicações nas mídias digitais, responder as interações dos seguidores, fazer a ponte entre os influenciadores, pensar em uma pauta mensal de posts e cobrir eventos. E os influenciadores digitais que completam esse trabalho realizado por nós da assessoria de comunicação, alcançando de forma direta públicos de forma direta e o mais pessoal possível. O departamento de criação que fica responsável por produzir desde peças gráficas, até filmes publicitários e menus.”

INFLUENCIADOR DIGITAL COMO ALIADO NA COMUNICAÇÃO

A expansão da tecnologia não afetou apenas a forma de se comunicar, como surgiram novas profissões com ela.

Entre essas novas profissões está o do influenciador digital, cuja função é quase a mesma de um apresentador de televisão. Porém, o mesmo não necessita dos meios convencionais para fazer propaganda ou falar de algum produto. Afinal, com o próprio celular este profissional consegue atingir dependendo do caso mais pessoas que os meios comuns de comunicação.

No caso que já estávamos conversando acima, o papel dos influenciadores digitais é de suma importância na hora de atingir as massas.

Um dos fatores para o sucesso desse tipo de profissional está em ser na maioria dos casos exercido por pessoas que são comuns e aparentemente acessíveis. Sendo esse talvez um dos fatores pelos quais as pessoas se sintam tão familiarizadas com o novo formato.

Everton Fernandes por exemplo, é formado em jornalismo a dez anos. Mas desde quando o Mr Tugas decidiu entrar de vez para o mundo digital, que ele é um dos influenciadores digitais que trabalha com a marca.

“Trabalho com o Hugo desde quando eu era da Rádio Cidade. Desde então nos tornamos amigos, e como sou muito comunicativo e já existia em minhas redes sociais certo engajamento. O Hugo acabou decidindo apostar em meu trabalho em parceria com a República e estamos nessa jornada desde o final de 2018”.

Helen comenta que um dos fatores para o sucesso dessa parceria entre os influenciadores digitais e a sua equipe de assessoria de comunicação digital é que estão sempre abertos para as pautas que vão surgindo ao longo das campanhas. Pois, nem sempre a grande mídia pode colaborar com a divulgação de determinadas campanhas por não ser viável para o veículo.

“Sempre que vamos lançar uma campanha usamos os nossos influenciadores parceiros, entre eles, o Everton. Usam muito os stories pois acabam criando uma proximidade muito grande entre o público e eles. E com isso mantemos essa linguagem pessoal que já vendemos a respeito do Tugas”.

Everton acrescenta que o sucesso dessa parceria não é apenas devido a seu trabalho e afirma que hoje em dia o Mr Tugas conta com outros influenciadores que juntos com os esforços da equipe de comunicação da República atingem diversos mercados dentro da rede.

O dia a dia

Para manter as publicações sempre em dia é preciso muito planejamento. Sobre isso Everton Fernandes afirma que para haver uma organização e trabalho bem afinado são feitos semanalmente reuniões onde são decididas todas as pautas daquela semana específica. E completa que uma das importâncias ligas a essa reunião é devido a necessidade de manter uma unidade e também em manter sempre alinhado a linguagem de cada mídia social.

“Dessas reuniões geralmente saem pequenas histórias que contamos usando vídeos, fotos, gifs e textos com os mais variados temas dentro do universo Tugas. Claro que cada mídia existe uma forma de comunicação específica e com isso temos que ficar alertas para criar narrativas realmente envolventes e que conversem entre uma mídia e outra com a finalidade de levar o consumidor a procurar pelos produtos do Mr Tugas”.

Helen comenta que entre os casos que comprovam o sucesso da parceria entre o Influenciadores digitais e assessoria foi o dia da pizza, que trouxe mais de 1200 pessoas só no primeiro ano de lançamento da campanha. E tudo isso aconteceu sem sequer usar uma emissora convencional de comunicação. E detalha um pouco sobre a metodologia utilizada por eles.

“Sempre que vamos lançar uma campanha usamos os nossos influenciadores parceiros, entre eles, o Everton. Usam muito os stories pois acabam criando uma proximidade muito grande entre o público e eles. E com isso mantemos essa linguagem pessoal que já vendemos a respeito do Tugas”

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