fbpx
qua. out 16th, 2019

InSitte Blog

O InSitte Blog é uma revista 100% eletrônica de cultura, entreterimento e esporte juiz-forano que trabalha com os mais variados assuntos a nível nacional e internacional.

APÓS QUASE 20 ANOS TRIBALHISTAS RETORNA COM TUDO NO STREAMING

4 min read

Por Lucas Gabriel MH

Na última quarta-feira, um dos grupos mais famosos de toda a MPB dos últimos tempos lançaram através dos principais sistemas de Streaming musical quatro singles que vieram com força total para alegria dos fãs que a muito tempo sonhavam com este retorno.

E estou falando de Tribalhistas, banda essa formada por artistas renomados da música brasileira que colecionam hits cada um em seu nicho.

Já a algum tempo eles viam recebem pedidos de seus fãs do país e até do mundo através de mensagens em suas respectivas redes sociais.  Que após muito tempo resolveram atender aos pedidos da galera anunciando no Instagram de Marisa Montes que acabavam de lançar os novos singles nos sistemas de música da rede.

E com um piscar de olhos já alcançavam mais de mil views tanto no You tube, quanto em aplicativos de música como o Spotify.

Nossas Impressões

Assim como nós, imagina que tenham crescido vendo o trabalho deles sendo associado a personagens televisivos das novelas globais.

Porém a novidade é que eles estão mais politizados, trazendo letras com uma pegada da antiga MPB, com letras que possuem críticas de forma muito sutis a nossa sociedade atual.

Mais se formos analisar a fundo, estão mais que certos em optar por esta linha de composição. Afinal passaram-se 15 anos e muita coisa mudou durante todos esses anos passados.

A sociedade mudou demais, então por que eles não mudariam também, não é mesmo?

A música “Aliança” por exemplo mostra uma evolução na linha de pensamento, contando sobre um possível fim de relacionamento.

 Pois se no primeiro disco víamos uma linguagem quase infanto-juvenil, contando estórias (Histórias fictícias) de amores impossíveis como em “Velha Infância”.

Através dessa canção citada acima, fica claro que as personagens das histórias contadas cresceram, algumas se separaram, outras mudaram de opinião. Assim acompanhando a evolução da própria sociedade brasileira.

 Tribalhistas mais politizado e crítico

 

Não é novidade para ninguém que nosso país hoje passa por grandes mudanças sociais e de pensamentos, em que está sendo algo de modo geral.

E na música não tem sido diferente, afinal arte é a melhor forma de modificar a sociedade positivamente, ou também com a educação é claro.

Essa onda revolucionária que estava a algum tempo esquecida pela mídia, vem ganhando força total através de minisséries como a “Os dias eram assim’, ou através de bandas como Detonaltas que através de suas músicas criticam as questões políticas de nosso país.

E com os Tribalhistas não iria ser diferente, pois pegando esse ritmo de notícias e discurso que anda ganhando visibilidade pelas redes e pela própria imprensa. Lançaram também a canção “ Um Só” onde brincando com as palavras fazem críticas de forma leve e descontraída e tudo que vemos e ouvidos por aí.

“Somos comunistas
E capitalistas
Somos anarquistas
Somos o patrão
Somos a justiça
Somos o ladrão
Somos da quadrilha
Viva São João” (Trecho de “Um Só”)

Outra canção que chamou a atenção sobre essa evolução da linguagem jovial e adolescente para um amadurecimento, foi a “ Diáspora” em que trabalhando os vocais utilizando cantos similares aos da cultura muçulmana, fazendo assim uma ligação direta com o problema que os povos sírios veem passando e chocando o mundo pelo sofrimento e luta deles.

Voltar no tempo

Pois é, eles levaram um grande período de tempo para retornar. Talvez de forma proposital ou despretensiosa, não sei dizer ao certo. A única coisa que ficou bem claro, foi que estão em uma fase muita reflexiva de suas carreiras.

A despeito disto, podemos citar que Carlinhos Brown viajou por todos os ritmos e fez parte do underground baiano. O que ajudou a ele receber o convite de ser jurado da franquia de reality shows como o The Voice.

Marisa Montes, lançou alguns singles que ficaram na cabeça da galera, como é o caso de “ Ainda Bem”, que foi tema da personagem principal da novela amor eterno amor de 2011.

Arnaldo Antunes, lançou-se de cabeça tanto na música quanto no cinema.

Por conta dessas experiências, não poderia sair obra mais completa e bela quanto a canção “Fora da Memória”. Pois analisando o que fizeram cada um deles enquanto você escuta essa nova canção. Percebe-se um pouco do que viveram durante todos esses anos.

 

Hora de ouvir

Fala meus caros In Sittes, e para completar essa matéria que foi muito interessante e enriquecedora de fazê-la. Segue logo abaixo os singles lançados pelos Tribalhistas. Divirtam-se!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<
Copyright © All rights reserved. InSitte Blog