fbpx
qua. out 16th, 2019

InSitte Blog

O InSitte Blog é uma revista 100% eletrônica de cultura, entreterimento e esporte juiz-forano que trabalha com os mais variados assuntos a nível nacional e internacional.

ESSA É A BREVE HISTÓRIA DO TAL ROCK IN ROLL

4 min read

Já a algum tempo venho pensando sobre a origem desse gênero musical que escuto desde pequeno, e não foram poucas as teorias que descobri navegando pela web. Por isso resolvi copilar essas informações em um único texto que começo desde já.

COMO SURGIU

A história do rock é muito antiga, e sua principal influência vem da cultura dos escravos, vindos da África, na sociedade norte-americana.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, uma geração denominada “ Geração Silenciosa” viu-se de frente com um ritmo até então não conhecido, originado de sons de um povo completamente marginalizado pelos ricos da época.

Mais tarde, após o fim da escravidão, e longe de onde ficaram por anos a fio, começam a expressar musicalmente através de letras e batidas quase arrastadas as mazelas e estranhezas quanto ao futuro e a vida na cidade.

Assim, surgia o que denominamos já a algum tempo como o bom e velho Blues, onde nomes como B.B King até Adelle fizeram e fazem deste um dos sons mais marcantes. Começando a fazer a história no que mais tarde chamaríamos de rock in roll.

 

OS ANOS DOURADOS DO ROCK

Entre os anos de 1954 até 1968 o estilo de rock mais em evidência era o “Iê, Iê,Iê” onde os Beatles com seu som chiclete embalavam os bailes da época. Mesmo assim o blues não ficou completamente esquecido pois Elvis Presley volta e meia ainda lançava alguma canção influenciadas pelo velho blues ou jazz.

Também entre esses dois grandes artistas estavam o inicio do seria mais tarde chamado como girl band ou boy band sendo representados por Billy Haley & His Comets , Renato e Seus Blue caps,  The Maarvelettes e  Chuck Berry.

A EPÓCA DE REVOLUÇÕES, PAZ E AMOR

No final dos anos 1960, com o crescimento nas tensões políticas principalmente em relação a guerra fria e a pressão psicológica causada pelo capitalismo que estava em seu apogeu, criaram uma nova forma de ver o mundo, ou seja, o American Way Life (Jeito americano de ser) onde a contracultura estava muito em evidência.

Dessa geração surgiram nomes como The Doors, Janis Joplin, James Hendrix, Bowie com seu som rock psicodélico e muitos outros. Além de ter sido marcado na história com um dos festivais mais falados do mundo até os dias atuais, o festival de Woodstock que unia pessoas de várias tribos mais com um só pensamento, a paz, o amor, sexo, drogas e rock in roll.

 

 

A ONDA DISCOU E O ROCK

Nos anos 70 com o crescimento do cinema, das danceterias eis que surgiu um estilo mais dançante, onde o rock é era mais pop. Porém como nem todas as pessoas achavam interessante essa vertente surgiu o que hoje chamamos de classic rock, representado por bandas como Led Zeppelin, The Purple, The Rolling Stones, Pink Floyd, entre outras.

Assim como no Brasil, o mundo em sua grande parte estava passando pela ditadura militar e com isso o nosso país não ficaria atrás, surgindo artistas que lutavam contra os sistemas da ditadura, falta de expressão, liberdade e direitos civis.  Um grupo muito importante para o período é o Secos e Molhados, que teve entre muitos sucessos a canção Rosa de Hiroshima, que criticava os sistemas e guerras da época, principalmente o ataque nuclear ocorrido no Japão.

 

A ERA PUNK

A partir de 1977 , com o auge da guerra fria e contestações dos jovens da época em relação a sociedade, aos preconceitos, e ao jeito padrão de se comportar e vestir, surgiu o Punk.

Este estilo trouxe ao mundo uma outra visão do rock, onde a agressividade era a forma de mostrar ao mundo que todos eram iguais e mereciam mais valor.

Uma banda que representou muitíssimo bem esse período é o Ramones, com suas letras de cunho mais pesado, criticavam tudo. Desde a forma como as pessoas falavam, até a mídia da época. Outra banda muito falada quando se pensa em Punk é o the clash, com sua famosa canção “Should i say or Should  i Go”, utilizada até hoje nos canais de tv.

 

OS ANOS PRODUTIVOS DO ROCK BRASIL E MUNDO

Pulando um pouco na linha do tempo, está o auge desse gênero tão antigo e ao mesmo tempo atual, que é o rock, pois nos anos 80 foi a efervescência de todos os subgêneros desse estilo de música que ultrapassa as ondas sonoras, e tanto fez parte da história da evolução da sociedade de modo geral.

Nessa época o David Bowie, camaleônico como sempre foi lançou um dos seus maiores clássicos, o Last Dance, que misturava a música de Discoteca, com um pouco de clássic rock e o pop.

Além dele, tivemos U2, A-Ha, RPM, Pink Floyd , The Smith, e muitos outros.

No Brasil não foi diferente, sendo representado por bandas como, Legião Urbana, Barão Vermelho, Kid Abelha e os Aboboras selvagens, Lulu Santos, Rita Lee, Capital Inicial, e por aí vai, pois, a lista é muito grande e o restante da história contarei semana que vem.

Bem como tentei mostrar, o rock passou por várias mudanças e fez e ainda faz parte da história da humanidade desde meados do século 20 até hoje.

 

LISTA COM ALGUNS SUCESSOS DO ROCK SEPARADOS POR ÉPOCAS:

 

 

De 1954  a 1968

 

De  1969  a 1973

 

De 1975  a  1977

De 1977 a 1982

 De 1982  a 1990

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<
Copyright © All rights reserved. InSitte Blog