fbpx
qua. out 16th, 2019

InSitte Blog

O InSitte Blog é uma revista 100% eletrônica de cultura, entreterimento e esporte juiz-forano que trabalha com os mais variados assuntos a nível nacional e internacional.

SGT’ PEPPER’S E A REPRESENTATIVIDADE SOCIAL MARCADA POR ELE

3 min read

 

Por Lucas Gabriel MH


O disco Sgt. Pepper’s já possui 50 anos de existência e ainda guarda grandes mistérios a respeito de suas letras e das possíveis mensagens que essa grande banda britânica tentou passar quando lançaram em 27 de maio de 1967 o álbum.

Ele foi o oitavo disco dos Beatles, e o mais emblemático da carreira , pois utilizaram de instrumentos bem diferentes de tudo o que as pessoas estavam acostumadas a ouvir, quando se tratava de rock.

Durante nossa pesquisa, o In Sitte descobriu algumas curiosidades que você nosso amigo e leitor descobrirá logo a seguir.


Lucy in the Sky with Diamonds

A canção foi composta pela dupla Lennon e McCartney, em que faz uma alusão a utilização do PSD. Droga essa que havia sido recentemente conhecida pelos jovens da época e que estava no auge devido a procura pela liberdade da geração envolvida com o movimento do faça você mesmo.


A canção já foi regravada por diversos artistas e utilizada como trilha sonora de algumas produções​ televisivas brasileiras, dentre elas a novela “Império” em que era música tema.


A CAPA E OS MISTÉRIOS POR TRÁS DELA

Sendo um dos maiores álbuns da carreira dos Beatles, o disco representa mais que um salto na mudança de pensamento dos músicos, pois logo quando se pega na capa , fica claro a utilização de astros e personalidades mortas, montando um cenário fúnebre, fazendo uma espécie de homenagem a história humana que naquela época passava por grandes ditaduras, e falta de liberdades pessoais, além de movimentos que estavam em seu início, como é o caso do feminismo.


Com esta obra, surgiram muitos outros artistas que se inspiraram nele, assim largando de vez o ie ie ie, para falar de assuntos mais sérios, como as questões sociais por exemplo.

Além de teorias não confirmadas, sobre uma possível morte do cantor Paul McCartney.


O INÍCIO DA ERA PSICODÉLICA

Foi através dessa fase dos Beatles, é que se entrou de vez no que hoje conhecemos como era Hippie.


Entre as canções que mais representam essa fase, está a “Within you without you”  que fala justamente desse sentimento de liberdade, paz e amor que os jovens da época tanto procuravam.


Entre os instrumentos utilizados e que foram tidos como uma grande inovação estão a  cítara e na área da percussão tambores turcos.


A canção foi composta por George Harrison, que em 1965 resolveu estudar a cultura indiana e se aprofundar na cítara.

Assim, com a ajuda e ensinamentos de Ravi Shankar, George compôs “Within you without you”.


A MUSICA COMO FORÇA SOCIAL

Através de Sgt.Pepper´s muitos outros cantores e bandas de diversas gerações se inspiraram para compor suas próprias canções.


E nessa lista de cantores e bandas famosas podemos citar Gilberto Gil, Os Mutantes,  até a atual e já a algum tempo diva do pop, Beyonce.


Entre os álbuns que surgiram após esse clássico estão o disco da Tropicália e o novo álbum da Beyoncé, além do disco as Quatro estações da banda Legião Urbana que de certa forma faz uma forte ligação com a onde Hippie, assim com é feito no Sgt.Pepper’s.

PARA OUVIR

Caros amigos do In SItte logo abaixo segue algumas das principais canções do disco, Vlw!



Clique aqui no link para escutar a Música Tema do álbum  



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<
Copyright © All rights reserved. InSitte Blog