fbpx
qua. out 16th, 2019

InSitte Blog

O InSitte Blog é uma revista 100% eletrônica de cultura, entreterimento e esporte juiz-forano que trabalha com os mais variados assuntos a nível nacional e internacional.

Daniela Aragão conta sobre história com as letras e notas musicais

3 min read


Daniela atualmente está preparando um livro com suas principais matérias nesses 10 anos entrevistando artistas de projeção local e nacional

Por Lucas Gabriel MH

Nascida em 10 de março de 1975, Daniela Aragão é pisciana, e viveu em um ambiente fomentador de arte no geral.

Um tio por parte de mãe era Pintor e o outro escritor, por isso não poderia ser diferente com ela, que foi  criada em um ambiente tão ligado a cultura.

“ Na casa de meu tio Luiz Affonso Pedreira frequentavam muitos artistas, entre eles Sueli Costa e Guarabira. E por isso sempre se sentiu estimulada pela arte no todo ”. Disse.

Aos 15 anos, através de uma tia muito próxima, descobriu o dom do canto. Porém, como sempre associava essa paixão pela música com a escrita, resolveu cursar a faculdade de Letras, onde estudou na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Com 22 anos produziu uma exposição com todo seu acervo sobre a vida e obra de Elis Regina, onde conseguiu grande repercussão pelo sucesso da mostra.

“ Conheci a mãe da Elis, tenho um acervo grande sobre a cantora e foi uma paixão trazida de minha adolescência que acabou se tornando algo sério. ” Contou.

Mais tarde, Daniela continuou seus estudos, indo para a cidade do Rio de Janeiro, fazer seu mestrado em literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde produziu uma dissertação sobre o Compositor mineiro Antônio Carlos de Brito, mais conhecido por seu apelido, Cacaso. Sendo orientada pelo Poeta, Ensaísta e Crítico Literário Antônio Carlos Secchin.

Em seguida gravou seu primeiro disco com a direção de Marcio Hallack, que teve como tema a União dos Compositores Sueli Costa e Cacaso .  Daniela Aragão vê este trabalho como um encerramento da pesquisa realizada por ela anteriormente, durante o período em que esteve na UFRJ fazendo seu mestrado.

 A FASE LITERÁRIA DE DANIELA

Influenciada por seu aprofundamento na música popular brasileira, seguiu a linha do jornalismo cultural e foi quando surgiu a oportunidade de escrever durante um tempo no Jornal de Cataguases.

Escreveu também artigos para o jornal Acheiusa dos Estados Unidos. E há cerca de 5 anos mantém uma coluna voltada para as artes no portal Acessa.com, onde trabalha principalmente com crónicas e matérias sobre a música local.

“Escrevo há 10 anos sobre a música popular e entre os cantores que já tive a oportunidade de entrevistar, estão artistas de projeção nacional como a cantora Joyce Moreno e também artistas de projeção com ampla ascendência na cidade e no Brasil, a exemplo do pianista Marcio Hallack e do percussionista Joãozinho da Percussão. ”

Para Daniela Aragão é sempre interessante manter essa relação entre música e escrita, e por isso pretende lançar em breve um livro com coletânea de seus textos e crônicas mais marcantes em sua carreira.

 

IMG_4176

A MÚSICA DE VOLTA A SUA VIDA

Segundo Daniela Aragão, após finalizar seu Doutorado em que pesquisou a voz e a performance em Adriana Calcanhotto, Daniela Aragão deu prosseguimento a sua pesquisa musical debruçando-se sobre a obra da cantora Clementina de Jesus.

Daniela Aragão está no momento em período de finalização de sua pesquisa de Pós-doutorado, realuzada na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) cujo tema volta-se para a voz e o legado africano de Clementina de Jesus.

UMA PEQUENA SELEÇÃO PARA OS AMIGOS IN SITTES

Assim como fiquei maravilhado com o trabalho de nossa amiga e cantora Daniela Aragão, imagino que vocês ai de casa também. E foi por isso que fizemos esta pequena seleção com algumas canções da cantora para você poder curtir. Vlw!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<
Copyright © All rights reserved. InSitte Blog