fbpx
sex. out 18th, 2019

InSitte Blog

O InSitte Blog é uma revista 100% eletrônica de cultura, entreterimento e esporte juiz-forano que trabalha com os mais variados assuntos a nível nacional e internacional.

Siloé Claus lança álbum solo todo autoral

5 min read
Siloé Claus 1
Siloé hoje já trabalha em próximo álbum solo

Por Lucas Gabriel MH

Com quase 15 anos de carreira, o cantor sandumonense já possui boas histórias para contar, em que foram construídos com muita dedicação e persistência.

Siloé Claus começou o primeiro semestre de 2017 com o pé direito, lançando o seu álbum solo intitulado de “Apenas eu”, abrindo com chave de ouro essa boa fase musical vivenciada por ele.

O disco tem no total 5 canções completamente autorais, que contam histórias cotidianas de um amor correspondido e a vida no campo, embaladas através de uma pegada folk e envolvente, fazendo bastante referência ao astro Bob Dylan.

Ele nos contou que sua experiência com a música surgiu de forma inesperada.“ Sempre fui mulecão, gostava de brincar de carrinho e jogar bola. Curti minha infância até a idade dos meus 13. ”

Nessa mesma época Siloé pegou gosto por ouvir rádio, e foi quando começou a nascer uma vontade de ser cantor. “Escutava de tudo, não tinha essa coisa de escutar só rock ou outro tipo de estilo”

Mais a vontade de trabalhar na área musical surgiu, no período em que estava na escola. “ Um amigo meu tinha um grupo de pagode, o qual pedi para entrar no projeto. Porém como não sabia cantar e muito menos tocar algum instrumento, eles não me deixaram participar”

Segundo Siloé, essa foi a sua primeira tentativa pelo qual ajudou a dar o ponta pé inicial para sua entrada no meio artístico.  “Após essa tentativa inicial, resolvi me dedicar mais a música e comecei a estudar o contrabaixo.  Fiquei pouco tempo, tive um prof particular e depois estudei sozinho.”

Siloé depois dessa experiência, pediu ajuda a seu pai para poder pagar um professor particular.  “No início, eu não tinha o contrabaixo mas continuei fazendo as aulas. E quando já estava a algum tempo estudando o instrumento, consegui comprar um baixo usado mesmo”

Siloé Claus no famoso muro The Wall de Juiz de Fora
O disco ‘Apenas eu’ encontra-se disponível no Spotify e no You Tube

 

A PRIMEIRA BANDA

Na época em que estava estudando contrabaixo, Siloé conseguiu montar sua primeira banda chamada de ‘Again’.  “Eu ficava no baixo, o Ricardinho na bateria, e o Cadu na guitarra. ”

O projeto era bem amador, pois todos assim com ele estavam aprendendo ainda a tocar instrumentos. A banda tinha muitas influências do rock nacional, devido a ligação de seus amigos com o estilo.

“Como faltava um vocalista, chegamos a fazer testes com algumas pessoas para preencher essa função na banda. ”

Nessa época tiveram dificuldade de encontrar a pessoa para ocupar essa vaga. Porém surgiu o baleia, que veio para acrescentar mais uma guitarra ao ‘Again’.

Para Siloé, foi a partir desse primeiro projeto que começou a evoluir na música e se profissionalizar.

Mais tarde a banda trocou de nome para Amnésia, onde ele se tornou o vocalista, e em seguida arranjando um baixista para substituí-lo, pois agora havia deixado sua velha função de lado.

“Essa fase durou entre 4 a 5 anos, no qual fizemos muitos shows para a galera das escolas da cidade”

Siloé contou que o repertório nessa fase era feito quase todo com as canções da banda CPM22 que estava no auge, além de autorais.

A FASE OITAVO ANDAR

Com essa banda o cantor disse, que chegou a ter a experiência de tocar em alguns festivais que aconteciam no CCBM (Centro Cultural Bernardo Mascarenhas).

“Durante essa fase tivemos que trocar de baterista, mas mesmo assim continuamos com o projeto. ”

Nessa época chegou a produzir com a Oitavo Andar seu primeiro disco na cidade de ubá, e mais tarde em um segundo disco teve a experiência de gravar em São Paulo capital.

“A experiência de ir para uma cidade como São Paulo para fazer nosso segundo disco foi muito boa, mas acredito que não havia necessidade de tanto. ”

Ele ainda contou que ficaram 11 dias na capital paulistana para finalizar esse trabalho, e que foi um momento muito importante em sua carreira.

Com esse projeto, chegou a tocar no Hard Rock Café no Rio de Janeiro. Além de participar em festivais na capital mineira.

Mas após algum tempo o cantor ficou mais próximo do folk, o que fez ele sair da Oitavo Andar.

Siloé Claus
Sua ligação com a música surgiu do hábito de ouvir rádio

 

JANE

Esta é sua atual banda, que está a 5 anos tocando. Porém atualmente o projeto segue em pausa devido a saído do baterista.  “Quando entrei para JANE acabei deixando por um tempo meus projetos solos de lado, pois fazíamos muitos shows. E por isso acabava não sobrando tempo para dedicar aos demais sonhos. ”

Após 3 anos de banda, Siloé ainda sentia a necessidade de ter um som mais voltado ao estilo folk. Por esse motivo voltou a trabalhar em seu ainda tímido projeto solo.  “Acabei optando por trabalhar sozinho, principalmente devido ao fato de ter tido problemas em grupo anteriormente ”

“APENAS EU”, O DISCO

capa do album

Siloé contou que sempre fez músicas autorais, desde a primeira banda. Assim, com o tempo, foi aprimorando sua aptidão com a composição própria. “Sempre tive em meu computador gravações de canções minhas, ainda tímidas, que fazia sem a menor pretensão de tocá-las em público. ”

Para ele a vontade de ser um cantor autêntico sempre existiu, mas só cresceu como compositor com o tempo. “Já compus de quase tudo, desde música boa á ruim, e acredito que com isso fui mudando de estilos e evoluindo. ”

Segundo Siloé, mesmo após ter adquirido experiência na música, acredita que compor é um ato de exercício constante.

E com isso surgiu a vontade de ter um pequeno compacto com algumas músicas, haja vista que até então suas obras estavam ou engavetadas, ou guardadas em seu computador.  “Antes desse Ep (Disco pequeno musical)  ficar pronto, fiz alguns testes postando músicas em inglês e também em português no You tube. Pois queria muito ser visto na internet, onde a grande maioria das pessoas estão sempre conectadas. ”

Ele disse que se propôs fazer esse disco por que estava postando seus trabalhos de forma picada, e levando isso em consideração decidiu gravar o “Apenas eu” que está disponível no Spotify e no You Tube.

APENAS EU, A CANÇÃO

Para Siloé o que mais motivou compor esta música a qual intitula o disco, foi as questões passadas com suas experiências em projetos e grupos músicas. “Chega uma hora em que não dá mais, e foi aí que tive a necessidade de mudar meus planos para tentar novamente estar no meio artístico. ”

Por este mesmo motivo, que a parte harmônica dessa canção leva uma pegada mais dramática, justamente com o intuito de marcar essa fase transitiva no qual o cantor se encontra.

HORA DE ESCUTAR

Espero que tenham curtido esse super artista da cidade de Santos Dumont, que promete fazer muito sucesso.

Segue logo abaixo o disco que está disponível no You tube. Vlw In Sittes!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<
Copyright © All rights reserved. InSitte Blog