fbpx
qua. out 16th, 2019

InSitte Blog

O InSitte Blog é uma revista 100% eletrônica de cultura, entreterimento e esporte juiz-forano que trabalha com os mais variados assuntos a nível nacional e internacional.

É preciso falar sobre a Surdez

2 min read
Confira a nova série do Insitte que fala sobre alguns fatos sobre saúde e cuidados.

Geralmente aqui no Insitte você se depara com conteúdos sobre diversos assuntos. mas algo muito sério, é meio que uma raridade por essas bandas.

Porém, hoje, me senti motivado a bater aquele papo com você sobre a Surdez.  Afinal de contas, vivencio essa experiência a bastante tempo. Pois desde que minha mãe se curou de um câncer, adquiriu devido ao tratamento um grau elevado de deficiência auditiva. E de lá para cá, venho aprendendo diariamente.

Acredito que assim como eu era totalmente leigo no assunto, muitos também são. E como jornalista me vejo no dever de elucidar os fatos, e poder  de certa forma combater um pouquinho da falta de informação e o preconceito que tenho visto por parte de algumas pessoas desde de então.

Bem, vamos ao que interessa e parei com esse nariz de cera. Logo abaixo você poderá aprender um pouco sobre esse universo e ajudar mais e mais pessoas.

A SURDEZ NO BRASIL

Pode parecer estranho ou até familiar, mas é muito difícil criar consciência das coisas da vida até que tenhamos alguma experiência próxima de nós sobre qualquer assunto.

Digo isso, pois não fazia ideia da quantidade de pessoas com surdez existentes em nosso país. E o quão é difícil em algumas situações, o dia a dia delas.

Basta fazer uma simples busca no google e descobrir dados que realmente assustam logo de cara.

Hoje, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem cerca de 10 milhões de surdos. O que é equivalente a 5% da população.

Mas é necessário, segundo informações divulgadas pelo órgão, uma série de requisitos para classificar alguém portador de surdez. Como por exemplo o grau de dificuldade em ouvir e a escolaridade da pessoa.

Pelo mundo

Em uma publicação oficial para a imprensa, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou que atualmente existem hoje aproximadamente 360 milhões de pessoas acometidas pela surdez.

Além disso, de acordo com a pesquisa, estima-se que até o ano de 2050 cerca de 900 milhões de pessoas serão acometidas por algum grau de dificuldade auditiva.

Infográfico

É preciso evoluir

Falar sobre temas como esse nem sempre é garantia de que alguma coisa vai mudar. Mas ficar omisso não é o caminho e o dia de ontem, 26 de setembro não é uma data para comemorar em si. É na realidade um dia para se refletir sobre o outro e tentar fazer algo, nem que seja divulgar dados e de alguma atingir algum governante para que o mesmo possa nos representar de alguma forma e tentar melhor um pouco a vida destes que passam todos os dias por dificuldades por conta de sua situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<
Copyright © All rights reserved. InSitte Blog